conceito-768x751

O projeto Semeando Sustentabilidade nasceu da proposição do Centro de Estudos da Cultura e do Meio Ambiente da Amazônia-Rioterra em parceria com a Universidade Federal de Rondônia-UNIR, prefeitura de Itapuã do Oeste e Instituto Chico Mendes, representado pela gerência da Floresta Nacional (FLONA) do Jamari. A proposta participou do processo seletivo realizado durante o último edital do Programa Petrobras Ambiental, em 2008, na linha de fixação de carbono e emissões evitadas, sendo aprovado entre 892 projetos de todo o Brasil.

Devido a sua implementação e importância para região no tocante a conservação da biodiversidade e fixação de carbono, o projeto foi renovado em 2015. Hoje, seu objetivo é desenvolver alternativas de produção não lineares e adequação ambiental de propriedades da agricultura familiar na Amazônia permitindo que cumpram suas funções sociais, econômicas e ambientais por meio do emprego de tecnologias agrícolas pautados em parâmetros socialmente includentes, economicamente acessíveis e rentáveis e ambientalmente sustentáveis.

O projeto realizado nos municípios de Itapuã do Oeste, Rio Crespo e Cujubim/RO, pretende envolver e impactar positivamente os setores público e privado, bem como atores das zonas rural e urbana, beneficiando-os com a recuperação de áreas degradadas e/ou alteradas, fortalecimento das organizações sociais, inclusão de gênero, assessoria técnica e extensão rural para agricultores familiares e cadastramento ambiental rural/CAR para que se regularizem ambientalmente.

Esperamos ao final de dois anos que o projeto influencie as políticas ambientais dos três municípios, contribuam para melhorar a relação e o entendimento da sociedade local sobre a importância do uso equilibrado do ambiente para manutenção dos serviços ambientais