DOCUMENTÁRIO SOBRE O PROJETO SEMEANDO É UMA LIÇÃO DE SUSTENTABILIDADE

DOCUMENTÁRIO SOBRE O PROJETO SEMEANDO É UMA LIÇÃO DE SUSTENTABILIDADE

Com o nome de “Semeando Sustentabilidade 2015/2017”, documentário pode ser acessado pelo Canal do CES Rioterra no Youtube

Os resultados de atuação do Projeto Semeando Sustentabilidade, patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental,

no período de 2015 a 2017, realizado pelo Centro de Estudos Rioterra, fazem parte de um vídeo-documentário lançado recentemente, com acesso pelo canal do Centro no Youtube

(https://www.youtube.com/watch?v=TfSKLA3-hy4), que mostra os trabalhos realizados junto aos agricultores familiares dos municípios de Itapuã do Oeste, Cujubim e Rio Crespo, em Rondônia.

O objetivo das ações é voltado para conservação da Amazônia e a fixação de carbono através de práticas que combatam a agricultura itinerante, aquela que avança sobre a floresta, através da recuperação de áreas com emprego de sistemas agroflorestais.

O projeto Semeando Sustentabilidade já recuperou mais de 300 hectares de áreas degradadas/alteradas, oferecendo aos agricultores oportunidades de diversificar a produção e dar novos usos para terrenos abandonados de suas propriedades. “Com o projeto Semeando Sustentabilidade aprendi que eu posso plantar, ter as árvores, recuperar áreas degradadas e ao mesmo tempo ocupar a terra para o plantio de café”, diz a agricultora Idenir Pereira, beneficiária de Itapuã do Oeste.

“Com o projeto Semeando Sustentabilidade, a gente aprende que não podemos só destruir, desmatar. Também temos que pensar em preservar”, considera o agricultor Jaime Carvalho Santos, de Cujubim.

“Poderíamos destacar vários resultados, porém destacamos as evidências de que processos que envolvam de fato a

s pessoas, respeitando suas atividades econômicas e oferecendo a estes olhares multidisciplinares para as questões ambientais podem resultar em parâmetros que permitam avançarmos sobre a questões de regularização ambiental de propriedades rurais, gerando desenvolvimento, e não apenas de crescimento, como tem sido a tônica regional, aliados à conservação da Amazônia”, explica o Coordenador de Projetos do CES Rioterra, Alexis Bastos.

0