Semeando Sustentabilidade promove curso de Gestão e Administração Financeira de Associações em Cujubim

Semeando Sustentabilidade promove curso de Gestão e Administração Financeira de Associações em Cujubim

FOTO-002O projeto Semeando Sustentabilidade, patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental e executado pelo Centro de Estudos Rioterra para promover o fortalecimento da agricultura familiar, realizou nos dias 23, 24 e 25 de maio, o curso “Gestão e Administração Financeira de Associações”, em Cujubim.

Essa é uma ação voltada ao fortalecimento das organizações sociais, direcionada aos membros da diretoria de associações rurais. A capacitação abordou questões administrativas, financeiras e jurídicas referentes às associações. “Tratamos de questões como elaboração de ata, livro de contabilidade, transparência na gestão, prestação de contas, legislação trabalhista e com foco na resolução de problemas e de gestão”, comentou a instrutora do curso Rosalina dos Santos, contadora do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar, instituição parceira na execução do curso.

“Essa formação é uma continuidade dos trabalhos que estamos realizando na região para melhorarmos aspectos ligados à gestão e organização social de associações. Nosso intuito é que eles possam ampliar as formas de lutar por seus direitos. Na primeira capacitação fizemos uma introdução sobre conceitos relativos ao associativismo sobre importância do trabalho coletivo. Conseguimos reunir todos os participantes do curso anterior e ainda tivemos a adesão de representantes de novas associações”, destacou Alexandre Queiroz, educador do Setor Educação do CES Rioterra.

“Eles estão mais motivados e compreendem com maior clareza qual o papel deles na associação e como o funcionamento dela pode ajudar os associados. Daremos continuidade à essa formação com o curso de Comunicação para trabalhar a construção conceitual da identidade de cada associação e de redes de relacionamentos para fortalecer as instituições”, enfatizou Janaína Alvez, educadora do Setor Educação do CES Rioterra.

Para os participantes, os conhecimentos apresentados na formação promoverão mudanças. “Poucos de nós tínhamos conhecimentos técnicos e com o curso esclarecemos dúvidas e aprendemos sobre prestação de contas e elaboração de documentos, por exemplo. Agora vamos reorganizar conceitos antigos e formas de trabalhar coletivamente”, destacou Lucilene Celestino, presidente da Associação Desportista das Produtoras Rurais do Assentamento Sol Nascente – Asprudens.

0